BaresCerveja ArtesanalNegóciosSeu cliente compra pouco? Saiba quais produtos podem aumentar o ticket médio!

18 de maio de 2017by Zehn Bier0

Seu cliente compra pouco? Saiba quais produtos podem aumentar o ticket médio!

Muitos donos de bares e restaurantes observam uma boa movimentação de clientes, mas finalizam o mês com lucros razoáveis. Isso pode acontecer devido a diversos fatores, mas o principal deles é a falta de estímulos e opções que incitem o consumidor a gastar um pouco mais.

De acordo com especialistas em marketing, aumentar a lucratividade de bares e restaurantes requer criatividade e inovação. Afinal, o cliente precisa encontrar muito mais que um simples chope ou tira-gosto, mas autênticas experiências gastronômicas. Assim, o segredo para elevar os lucros está em oferecer sabores novos, bebidas diferenciadas e “surpresas” gourmets que agucem o paladar do consumidor.

Pense, por exemplo, no cheiro de uma picanha assada ou de uma massa ao molho de queijo, que harmoniza perfeitamente com uma cerveja tipo Heller Bock. Esses são alguns exemplos de estímulos que podem ser utilizados para aumentar os gastos do cliente. Acompanhe as próximas informações e descubra quais produtos podem melhorar o ticket médio do seu bar ou restaurante:

 

1-Cerveja artesanal

 

As cervejas artesanais têm sido cada vez mais requisitadas em bares e restaurantes devido ao seu sabor elaborado. Diferente das cervejas industrializadas, as opções artesanais combinam insumos premiuns e importados, além de ingredientes exóticos que compõem sabores únicos e originais. A diversidade de estilos é outro ponto forte desse tipo de bebida, que pode ser encontrada nas versões Weizen, Pilsen, Heller Bock, Índia Pale Ale, American Pale Ale, Porter, entre outras.

 

Sem dúvidas, as cervejas artesanais atraem os paladares mais exigentes e despertam a curiosidade do consumidor “tradicional”, acostumado às velhas marcas de supermercado. E o melhor: por ter um valor agregado, essas bebidas podem ser vendidas por um custo mais alto, garantindo uma ótima lucratividade para o estabelecimento.

2-Combos de harmonização

 

Uma ideia infalível para aumentar o ticket médio é oferecer pratos combinados a bebidas específicas, que harmonizam com os ingredientes utilizados na receita. Por exemplo, a cerveja artesanal India Pale Ale casa perfeitamente com o filé mignon, enquanto a Pilsen cai muito bem com frutos do mar. Criar esses “combos de harmonização” é uma excelente forma de incentivar o consumidor a experimentar novos sabores e adquirir opções de maior valor.

 

Mas atenção: para garantir que os combos chamem atenção logo à primeira vista, é recomendado investir em cardápios ilustrados, que apresentem fotos convidativas de cada receita. Dessa forma, os cinco sentidos do cliente são “acionados”, aumentando assim as chances de compra.

 

3-Acompanhamentos

 

Muitos bares e restaurantes investem em receitas incríveis para o menu principal e se esquecem dos acompanhamentos. Opções simples como batatas fritas, anéis de cebola frita, tábua de queijos e fiambres podem aumentar consideravelmente o valor gasto por cada cliente.

 

Afinal, a maioria das pessoas prefere pedir um hambúrguer com fritas, em vez de pedir apenas o hambúrguer. O mesmo vale para carnes e massas que podem ser acompanhadas por molhos, aperitivos ou guarnições.

 

4-Bebidas não alcóolicas diferenciadas

 

Durante um happy hour há sempre alguém que não toma bebidas alcóolicas, seja por não gostar ou por precisar dirigir.  É por esse razão que o cardápio de refrigerantes e sucos deve oferecer opções saborosas e refrescantes, que estejam à altura das cervejas premium.

 

Uma alternativa diferenciada é a soda italiana, uma espécie de “refrigerante artesanal” elaborado com xarope de frutas e água gaseificada. Disponível em sabores como kiwi, melão, amora, abacaxi, morango e limão, essa bebida faz sucesso entre os não adeptos de álcool e também entre adolescentes e crianças. Outra opção é oferecer sucos naturais que combinem várias frutas e “drinks” não alcoólicos à base de sorvete.

 

5- Sobremesas especiais

 

Embora sejam comuns em restaurantes, as sobremesas ainda não são encontradas em muitos bares e PUBs. Há quem acredite que os frequentadores desses estabelecimentos querem apenas beber e petiscar, e que por isso não há espaço para os doces no cardápio. Trata-se de um grande erro, já que opções como chocolates e tortas harmonizam maravilhosamente com as cervejas artesanais e chamam a atenção dos amantes de sabores adocicados.

 

Portanto, se o seu objetivo é aumentar o valor gasto por cada cliente, vale a pena investir em algumas sobremesas especiais. Alternativas como Romeu e Julieta, trufas e brownies combinam perfeitamente com os cardápios descontraídos de bares e PUBs, além de serem fáceis de armazenar e servir.

 

Dicas extras para aumentar o ticket médio do seu bar ou restaurante

 

Além de oferecer produtos especiais em seu cardápio, é importante considerar os fatores psicológicos que influenciam a experiência do cliente. Detalhes como climatização, iluminação e música podem estimular um tempo de permanência maior e, consequentemente, mais gastos com bebidas e comidas.

 

Uma pesquisa do Centro de Psicologia da Universidade de Leicester constatou que colocar música ambiente em ritmos como blues, jazz e clássico estimulam as pessoas a gastarem mais, porque traz a sensação de sofisticação e riqueza. Em contrapartida, músicas de estilo pop, fazem o cliente gastar até 10% a menos.

 

Outro estudo encomendado pela Food Magazine indicou que a temperatura da cerveja é um fator decisivo para realização de novos pedidos. Quando a bebida não está gelada o suficiente, o consumidor hesita em pedir uma nova garrafa e pode até abandonar o estabelecimento.

 

Sem dúvidas, esses pequenos detalhes fazem toda a diferença na lucratividade de um bar ou restaurante.  Por isso, esteja atento a cada fator que possa interferir em seu ticket médio e busque melhorar constantemente o nível de satisfação do seu cliente.  Somente assim será possível aumentar as vendas em longo prazo e garantir o sucesso do seu negócio.

 

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