Sem categoriaFestas de natal e réveillon em restaurantes: como preparar seu estabelecimento para a época mais lucrativa do ano?

21 de dezembro de 2018by Zehn Bier0

Celebrar o fim de ano com a família reunida é uma tradição para a maioria dos brasileiros. Entretanto, nem sempre os anfitriões estão dispostos a passar várias horas na cozinha, afinal, preparar receitas deliciosas requer bastante trabalho. Nesses casos, a solução é reservar um bom restaurante e comemorar esta época mágica em alto estilo. Assim, a família só tem o trabalho de sentar à mesa, escolher uma deliciosa ceia e aproveitar cada momento.

Felizmente, grandes cidades e centros comerciais têm uma infinidade de estabelecimentos que oferecem esse serviço.  E não é para menos: o Natal e réveillon constituem o período mais lucrativo do ano. De acordo com pesquisas mercadológicas, o faturamento de restaurantes, churrascarias e bares aumenta em até 40% na época natalina, garantindo excelentes taxas de lucro.

Se você é dono ou gestor de um negócio gastronômico, é hora de preparar o seu estabelecimento para o fim de ano. Além de apostar em detalhes que remetam a uma atmosfera mágica, é fundamental investir em inovação para surpreender a clientela. Não sabe por onde começar? Então, acompanhe as próximas dicas:

Você quer um passo a passo para planejar um festa de final de ano inesquecível?  Então acesse aqui!! 

  • Crie um cardápio especial!

É impossível pensar em Natal e não se lembrar de uma mesa farta, repleta de iguarias típicas como peru assado, salpicão, rabanadas e panetones. O mesmo acontece com o Réveillon, onde a ceia é composta por receitas simbólicas que incluem uvas verdes, lentilhas, romã e frutas secas.

Todo restaurante que deseja ter sucesso no fim de ano deve investir em um cardápio característico para as datas festivas. É claro que as opções tradicionais podem ser incrementadas com substituições, acréscimos ou “releituras” capazes de surpreender os clientes pela originalidade e experiência gastronômica.

 

  • Não se esqueça das bebidas diferenciadas

 Além das bebidas tradicionais como vinho e champanhe, é importante disponibilizar opções diferenciadas para garantir a satisfação de todos os públicos. Pessoas jovens, por exemplo, tendem a preferir cervejas artesanais, coquetéis de vodca e as famosas caipifrutas, enquanto pessoas mais velhas não hesitam em pedir drinks clássicos à base de rum ou uísque.

O ideal, portanto, é entrar em contato antecipado com fornecedores de bebidas premium, de modo a garantir uma carta diversificada de opções destiladas e fermentadas. No caso das cervejas artesanais, é mais indicado buscar uma cervejaria regional, que trabalhe somente com insumos importados e seja fiel à Lei da Pureza Alemã.

 

  • Não se esqueça da decoração

 Proporcionar uma atmosfera mágica e encantadora é essencial para atrair clientes no Natal e Réveillon. Por isso, invista em uma decoração completa para o seu estabelecimento com acessórios suspensos, guirlandas, laços de fita, bolas brilhantes e muitas luzes.

O mais indicado é escolher uma gama de cores principais para os enfeites, que podem variar entre vermelho e verde (tons clássicos de Natal) ou combinações mais modernas como azul e prata, verde e dourado ou branco e vermelho.

Evidentemente, a árvore deve ser a protagonista da decoração, portanto, invista em um pinheiro grande que possa ser visto de todas as áreas do seu estabelecimento.  E não se esqueça das peças de mesa: troque as toalhas, capas de cadeira e guardanapos por versões natalinas que combinem com os outros elementos decorativos do ambiente.

 

  • Dê atenção especial ao delivery

Se o seu estabelecimento oferece o serviço de entrega em casa, é importante criar um “plano de ação” para o fim de ano. Em muitas cidades, o volume de pedidos delivery é três vezes maior nos períodos de Natal e Réveillon, afinal, muitas pessoas preferem comemorar no conforto do lar.

Nessas circunstâncias pode ser necessário contratar ajudantes na cozinha e entregadores temporários para dar conta da demanda.  Considere também utilizar aplicativos de delivery para agilizar os pedidos e evitar o congestionamento das linhas telefônicas nas datas especiais.

Você quer um passo a passo para planejar um festa de final de ano inesquecível?  Então acesse aqui!! 

  • Disponibilize mesas maiores

Além das comemorações de Natal e Réveillon, é muito comum que os restaurantes recebam reservas para confraternizações de amigo-oculto e happy hours de empresas. Por isso, é fundamental disponibilizar mesas maiores para acolher grandes grupos de pessoas de forma confortável e dinâmica.

Também é interessante considerar reservas fechadas para esse tipo de reunião, caso o número de pessoas seja muito elevado. Muitas vezes, fechar o restaurante para confraternizações de empresas ou famílias pode ser extremamente lucrativo e até mais fácil de gerir, já que os pedidos serão planejados com antecedência.

 

  • Organize o fornecimento e estoque

 Certifique-se de que seus fornecedores poderão entregar todas as bebidas e alimentos necessários para a demanda de fim de ano. Confirme prazos e previna-se de eventuais atrasos.  Fique atento também às quantidades: o ideal é calcular os volumes de produtos de acordo com movimentação do ano anterior. Desse modo, é possível manter um estoque enxuto, evitando desperdícios e gastos desnecessários.

  • Motive seus funcionários

Para que os seus funcionários trabalhem motivados no Natal e Réveillon e garantam um excelente atendimento ao público, é importante oferecer alguns estímulos. Você pode, por exemplo, oferecer uma folga extra na semana posterior às comemorações ou um abono salarial para compensar o esforço despendido nas datas festivas.

Também é importante fazer uma ceia exclusiva para os funcionários com troca de presentes, sorteios e outros “mimos” que os façam se sentir especiais. O evento pode ser realizado em uma data alternativa como em um domingo ou qualquer dia da semana após o expediente.

Agora que você já sabe como organizar o seu estabelecimento para as festas de fim de ano, é hora de colocar a mão na massa. Se precisar de ajuda com o seu estoque de cervejas artesanais, não deixe de entrar em contato com a Zehn Bier!

Você quer um passo a passo para planejar um festa de final de ano inesquecível?  Então acesse aqui!! 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/zehnbier/public_html/wp-includes/functions.php on line 3813