Sem categoriaComo conquistar seus clientes para realizar mais eventos?

29 de janeiro de 2019by Zehn Bier0

Se você possui um restaurante, pizzaria, bar ou qualquer estabelecimento aberto à realização de eventos, é hora de lotar sua agenda de reservas para 2019. Como? A resposta é simples: implementando ações especiais que atraia os consumidores ávidos por comemorações festivas.

E felizmente este público não é escasso: de acordo com dados da Abrafesta – Associação Brasileira de Eventos Sociais – o mercado de eventos movimenta pelo menos 17 bilhões de reais a cada ano.  Essa cifra abrange festas de aniversário, formaturas, casamentos, celebrações de debutantes e eventos corporativos.

É claro que boa parte dessas comemorações é realizada em restaurantes ou bares fechados, que já possuem a estrutura física e a expertise gastronômica para atender um grande número de pessoas.   Se você é dono de um estabelecimento voltado para festas, acompanhe nossas dicas infalíveis para conquistar mais clientes e reservas:

  • Crie pacotes exclusivos

 Uma das melhores formas de atrair clientes para eventos é divulgando pacotes exclusivos para confraternizações e happy hours.  Você pode oferecer, por exemplo, pacotes completos com prato de entrada, prato principal, sobremesa e bebidas diversificadas ou pacotes mais simples com apenas petiscos e bebidas.  A precificação fica a critério do estabelecimento, no entanto, o mais comum é definir um valor fixo por pessoa, que pode variar de R$ 70, 00 a R$ 180,00.

  • Aproveite as datas comemorativas

 Além dos eventos particulares e corporativos, o seu estabelecimento pode “inventar” celebrações em datas especiais como Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados e outros momentos comemorativos.  Basta criar um cardápio diferenciado e investir em uma decoração temática, que chame a atenção da clientela.

Outra dica é criar eventos próprios como aniversário da casa, dia do rock ou dia do samba, feijoada especial, festival de cervejas artesanais, entre outras confraternizações periódicas que estimulem a fidelização de clientes.

  • Faça parcerias com cerimonialistas e organizadores de festas

Se o seu objetivo é aumentar as reservas do seu restaurante para eventos fechados, uma ótima dica é apresentar o seu espaço para cerimonialistas – profissionais responsáveis por organizar casamentos e bodas. Dessa forma, você criará uma “ponte” promissora para captar mais eventos e conquistar clientes que ainda não conhecem o seu estabelecimento. Para impulsionar as parcerias, vale a pena oferecer descontos em datas específicas ou pacotes promocionais de acordo com o número de convidados.

  • Invista em rodízios para eventos

Um das grandes tendências em pizzarias e creperias é o conceito de “rodízio em casa”, no qual o cliente contrata um pacote de rodízio para um aniversário, confraternização ou reunião em família. O serviço consiste em levar o serviço gastronômico até os convidados, migrando toda a sua equipe de chefs e cozinheiros para um ambiente domiciliar, um salão de festas ou até mesmo uma empresa.

É importante ressaltar que, para festas mais sofisticadas como casamentos e formaturas, o rodízio deve ser diferenciado.  Nesses casos, o serviço começa com entradas – geralmente brusquetas ou focaccias. Na sequência são servidas as pizzas salgadas e por último as pizzas doces, que fazem a vez das sobremesas. Para harmonizar, a dica é investir nas cervejas artesanais que combinam perfeitamente com vários tipos de massa.

  •      Aproveite os eventos esportivos

 O calendário esportivo nacional e internacional pode ser um ótima brecha para promover eventos em seu bar ou restaurante. Competições famosas como o Campeonato Brasileiro, Champions Leagle, Libertadores da América, UFC, NBA e Super Bowl podem atrair um grande número de clientes, sobretudo durante as estreias e finais.

Mas atenção: para lucrar durante os eventos esportivos, é fundamental instalar um telão no seu estabelecimento, de modo a permitir que os seus clientes assistam à transmissão com qualidade e conforto.  Também é interessante criar combos de cerveja e petisco ou promoções exclusivas como “primeira rodada de chope grátis” ou “duas bebidas pelo preço de uma”.

  • Participe de festivais e feiras do setor de eventos

Outra estratégia para atrair mais clientes de eventos é divulgar seu estabelecimento em festivais ou feiras relacionadas a casamentos, formaturas, debutantes e reuniões corporativas.  Assim, sua marca e seu espaço podem ser divulgados para quem já tem interesse prévio neste tipo de serviço.

Afinal, as pessoas que participam desse tipo de evento geralmente estão planejando alguma comemoração para um futuro próximo. Logo, você estará promovendo o seu negócio no melhor lugar para atrair novos clientes.

  • Invista em marketing digital

Um planejamento de marketing gastronômico, que abranja táticas de posicionamento online, faz toda a diferença na captação de clientes para eventos. Isto porque este tipo de estratégia ajuda a colocar o seu estabelecimento em evidência na internet, tornando-o “encontrável” pelo público que busca os seus serviços.

Imagine, por exemplo, os vários contatos que você receberá caso sua marca apareça nas primeiras posições do Google para pesquisas sobre restaurantes de eventos em sua localidade. E mais: quantas pessoas pedirão orçamentos através do Facebook ou Instagram quando visualizarem um post patrocinado ou conhecerem sua página comercial.   Por isso, fique atento: se você ainda não possui uma estratégia de marketing digital, busque o quanto antes o suporte de uma agência especializada.

Gostou destas dicas? Então, não deixe de conferir os outros artigos do blog da Zehn Bier. Todas as semanas, postamos conteúdos informativos para donos de bares e restaurantes, além de novidades do setor cervejeiro. Siga-nos nas redes sociais e acompanhe tudo em primeira mão!

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