BaresCerveja ArtesanalNegóciosProdutos para revendaSem categoriaO hábito de consumo mudou, descubra como se adequar à mudança

31 de janeiro de 2019by Zehn Bier0

Degustar bebidas e sabores diferenciados fora de casa já se tornou um hábito para muitos brasileiros. Seja em bares, PUBs ou restaurantes, pessoas de diversas idades têm buscado momentos de prazer e descontração para fugir da “solidão urbana”.  Mas há um detalhe: estes consumidores estão cada vez mais exigentes.

De acordo com uma pesquisa do Data Folha, 76% dos frequentadores de bares e restaurantes se preocupam em consumir alimentos saudáveis em um almoço, jantar ou happy hour. A procura por bebidas especiais também é uma tendência: pelo menos 65% dos consumidores apreciam cervejas artesanais e drinks sofisticados, à base de ingredientes premium.

Diante deste cenário, cabe aos gestores de food service se adequarem às preferências do público, realizando mudanças no cardápio e buscando novos fornecedores. Se você é dono de um bar ou restaurante, acompanhe as próximas informações e descubra como inovar em seu estabelecimento:

 

  • Acrescente opções vegetarianas e veganas ao cardápio

Pessoas que não comem carne podem abrir mão de frequentar um bar ou restaurante quando não encontram opções vegetarianas ou veganas no cardápio.

Conforme indicam dados do IBOPE, 14% da população brasileira se declara vegetariana. Em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, esse percentual sobe para 16%.

Para não perder clientes com este perfil, é fundamental incluir opções à base de carne de soja, cogumelos, hambúrgueres vegetais e saladas especiais. Não se esqueça de investir também em opções sem glúten ou lactose para clientes com restrições alimentares.

  • Invista em produtos artesanais

A busca por alimentos e bebidas produzidos localmente, sem aditivos químicos ou processos de industrialização é uma forte tendência entre os consumidores brasileiros.  E a razão é simples: além de mais saudáveis, os produtos artesanais costumam ser mais saborosos, já que são elaborados com ingredientes naturais e selecionados.

As cervejas artesanais, por exemplo, já são uma “obrigatoriedade” em bares e restaurantes que prezam pela satisfação do cliente. Elaboradas com insumos importados e receitas que respeitam a Lei da Pureza Alemã, essas bebidas surpreendem até os mais exigentes devido ao sabor encorpado e aromas singulares.

Na composição há apenas água, malte, lúpulo e leveduras de origem nobre, excluindo quaisquer tipos de aromatizantes conservantes ou aditivos artificiais. As variações de estilo e sabores são obtidas a partir de diferentes graus de tosta da levedura e do lúpulo.

E o melhor: as cervejas artesanais permitem harmonizações únicas com carnes, massas e petiscos, garantindo uma autêntica experiência gastronômica para os seus clientes.

  • Aposte na culinária étnica ou regional

Outra tendência é a procura por comidas típicas, inspiradas na cultura de países como Colômbia, México, Bélgica e Polônia. Ávidos por experiências novas, muitos consumidores têm saído da “zona de conforto” para degustar sabores de outras partes do mundo.

Entre as opções mais pedidas estão os tacos mexicanos, as empanadas colombianas e as rústicas batatas belgas. Outros pratos como hot dog americano, sanduíche polonês e linguiças alemãs também fazem sucesso entre os “aventureiros gastronômicos”.

Para se adequar a essa tendência, os gestores de bares e restaurantes devem procurar referências em feiras e festivais de comida internacional. Também vale a pena buscar um chef de cozinha com vivências em países específicos, de modo a garantir um cardápio autêntico com receitas originais.

  • Tenha um aplicativo de delivery

Com a rotina cada vez mais corrida, nem sempre as pessoas encontram tempo para frequentar um bar ou restaurante durante a semana, por exemplo. Nesses casos, os serviços de delivery são a melhor solução para saciar a fome e experimentar novidades gastronômicas sem ter que sair de casa ou do trabalho.

E se houver um aplicativo para pedido online, melhor ainda. De acordo com uma pesquisa da Food Maganize, 56% dos brasileiros têm o hábito de pedir comida a domicílio. Deste grupo, 42% preferem solicitar o serviço através de aplicativos digitais, onde é possível consultar o cardápio sem falar com atendentes.

Tais números refletem a importância de ter um aplicativo próprio para o seu bar ou restaurante, de modo a atender os consumidores que não podem se deslocar até o estabelecimento. Para implementar essa ferramenta tecnológica, basta contar com o suporte de uma agência especializada em criação de apps.

  • Ofereça drinks orgânicos

Além das cervejas artesanais, o público têm buscado drinks e coquetéis orgânicos, isto é, produzidos com ingredientes naturais, livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Exemplo disso são as caipirinhas elaboradas com limão, morango, abacaxi e outras frutas originadas de cultivo orgânico. Os destilados que dão base à bebida – como cachaça e vodca – também podem ser encontrados com o selo “orgânico”, que atesta a fabricação com insumos 100% naturais e isentos de defensivos agrícolas.

O principal diferencial dos drinks orgânicos é, sem dúvidas, o sabor. Isto porque os agrotóxicos alteram significativamente o gosto dos alimentos, bem como o aroma e a textura. Livres de influências químicas, a bebida ganha um sabor muito mais intenso, puro e fresco.

Agora que você já conhece as tendências e hábitos de consumo em bares e restaurantes, que tal implementar algumas mudanças em seu estabelecimento?  Lembre-se de que as inovações no cardápio e serviços podem aumentar a satisfação dos seus clientes e melhorar sua lucratividade em longo prazo.

Para conferir mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog da Zehn Bier. Siga também nossas redes sociais e fique por dentro das últimas novidades sobre o universo das cervejas artesanais!

 

<h2>Quer mudar seus hábitos de consumo e ter uma vida mais saudável? Acesse nosso passo a passo para te ajudar a escolher produtos saudáveis na hora da compra! <a href=”https://cerveja.zehnbier.com.br/eventodesucesso” target=”_blank” rel=”noopener”>Então acesse aqui!!</a></h2>

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/zehnbier/public_html/wp-includes/functions.php on line 3813