BaresBrandingBusinessCerveja ArtesanalNegóciosProdutos para revendaExpectativas do mercado cervejeiro para 2019

12 de março de 2019by Zehn Bier0

Com as projeções positivas de recuperação econômica, o mercado de cervejas artesanais deve ter um salto significativo ao longo de 2019. De acordo com dados divulgados pelo Jornal Estado de Minas, no último ano o setor cresceu 23%, batendo a marca de 170 mil rótulos e 840 microcervejarias nacionais, que movimentam mais de R$ 130 bilhões anualmente.

No que refere à quantidade de fabricantes, o sul do Brasil lidera com 369 cervejarias artesanais, seguido da região sudeste com 328.  Os estados do norte, nordeste e centro-oeste também possuem seus próprios produtores que, juntos, somam mais de 100 unidades fabris.

De acordo com Carlo Lapolli, presidente da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), este surpreendente crescimento do mercado cervejeiro deve-se à criatividade das composições artesanais, que conquistam diferentes perfis de público, tanto masculino como feminino.   “As pessoas experimentam e percebem diferenças entre as marcas artesanais e as comerciais”, esclarece Lapolli, que também ressalta que o crescimento da demanda avança à medida que o brasileiro busca experimentar novos sabores.

Estima-se que até o fim de 2019, o setor salte de 840 para 1 mil microcervejarias, expandindo ainda mais a oferta das bebidas artesanais, que já se tornaram um item obrigatório em muitos happy hours, comemorações e reuniões entre amigos.  Acompanhe as próximas informações e saiba mais sobre as tendências do mercado cervejeiro para este ano:

 

 

Inovações em maquinários

Para produzir cervejas artesanais de altíssima qualidade, as microcervejarias necessitam de equipamentos e máquinas avançados, que sejam capazes de garantir uma bebida encorpada, pura e de sabor inigualável.  Para elevar constantemente o padrão premium, a tendência é de que as fabricantes introduzam equipamentos especiais e façam adaptações em linhas de produção para lançar novos produtos.

Conforme prevê a Abimaq (Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas), as novas cervejarias investirão cada vez mais em eficiência e inovação, buscando maquinários de ponta que permitam aplicar os melhores métodos de fabricação de bebidas artesanais.

 

Exportação em pequena escala

Em 2019, algumas cervejarias vão cruzar oceanos levando seus rótulos para o mercado estrangeiro. Embora a maioria das fabricantes trabalhe com produções limitadas ao mercado local, existe a possibilidade de exportação de pequenos lotes para bares e restaurantes que se dediquem exclusivamente à gastronomia brasileira em outros países.

Esta janela de oportunidade pode ser extremamente lucrativa, afinal, diversos países oferecem incentivos fiscais para a entrada de produtos nobres. E indo além da rentabilidade, a exportação de rótulos pode abrir portas para premiações em concursos internacionais, o que valoriza ainda mais o renome da cerveja.

Fortalecimento das marcas mais “antigas”

Embora o mercado cervejeiro esteja atraindo empreendedores curiosos, a verdade é que muitos apenas caem de “paraquedas” e não conseguem sobreviver neste setor. Isto ocorre porque a montagem de uma microcervejaria requer preparação e expertise para a elaboração de bebidas únicas.

Não é à toa que este ano será marcado por uma “seleção natural” no universo cervejeiro, onde será possível distinguir os empresários realmente preparados daqueles que são apenas “paraquedistas”. De acordo com o fundador da Acerva Mineira, José Bento Valias Vargas, haverá um fortalecimento das marcas mais tradicionais e que já estão no mercado há vários anos.

 

Brasilidade nos sabores e embalagens compactas

Com o objetivo de conquistar novos consumidores, muitas cervejarias lançarão composições criativas, inspiradas no paladar tropical do brasileiro. Cervejas leves e refrescantes à base de frutas amazônicas, especiarias e até madeiras vão surpreender os amantes de cerveja artesanal e atrair até mesmo àqueles que nunca experimentaram esse tipo de bebida.

Para encantar ainda mais o público, várias marcas vão investir no “redesign de embalagens”. De acordo com Patrícia Sanches, sócia-fundadora do Instituto Ceres de Educação Cervejeira, as garrafas de menor volume e os rótulos interativos vão ser destaque em 2019.

 

Foco nas harmonizações

Além dos novos sabores e embalagens, o mercado de cervejas artesanais indica uma tendência interessante: estimular a percepção sensorial do consumidor com experiências de harmonização.  A expectativa é divulgar cada vez mais as possibilidades de combinação de determinados tipos de cervejas com queijos, massas, petiscos e até sobremesas.

Essa divulgação pode ser feita tanto para o consumidor final – através do rótulo do produto – como também para os donos de restaurantes, chefes de cozinha e gestores de bares através de e-books e até cursos de harmonização organizados pela própria cervejaria.

Novos estilos e receitas

Uma das grandes expectativas é a produção de novos estilos de cerveja, inspirados em tendências norte-americanas. A Brut IPA, por exemplo, surgiu na Califórnia recentemente e já virou moda nas principais cervejarias do Brasil. Marcada por um sabor leve, refrescante e de baixo amargor, a bebida proporciona uma sensação frisante e delicada que remete ao champagne.

Conforme indica Luis Celso Júnior, professor do Instituto da Cerveja, 2019 será o ano das cervejas mais leves. Após um “boom” dos estilos fortes e extremos, chegou o momento de resgatar as opções mais suaves, que combinam perfeitamente com o nosso clima.

Gostou deste artigo? Então, não deixe de acompanhar os outros conteúdos do nosso blog. Todas as semanas, postamos dicas, tendências e inovações do setor cervejeiro. Também disponibilizamos e-books práticos que podem te ajudar a harmonizar cervejas artesanais, lucrar mais em seu bar ou restaurante e conseguir o melhor custo-benefício em suas compras de bebidas.

Para receber todas as nossas atualizações em primeira mão, siga-nos nas redes sociais e fique sempre ligado em nosso blog!

 

 

Quer descobrir o que está por vir no mercado de cervejas? Acesse nosso guia e descubra! Acesse aqui!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *