BaresBrandingBusinessCerveja ArtesanalNegóciosProdutos para revendaSem categoriaComo atender e fidelizar clientes exigentes

12 de março de 2019by Zehn Bier0

Seus clientes são exigentes? Descubra como atendê-los

 

Se você é gestor de um bar ou restaurante provavelmente tem de lidar com clientes exigentes todos os dias. Há aqueles que avaliam cada detalhe do cardápio e não encontram o que desejam, enquanto outros reclamam do atendimento, do tempero da comida ou até da carta de bebidas.

Diante dessas circunstâncias problemáticas, muitos gestores do setor de food service não sabem o que fazer para superar as expectativas do seu público. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas práticas sobre atendimento e encantamento de clientes exigentes. Confira a seguir:

  • Apresente a casa com carisma e simpatia

A maneira como você atenderá e servirá o seu cliente deve ser carismática e simpática. Desde a sua chegada ao estabelecimento até o seu “check-out”, é fundamental que os garçons e bartenders criem uma atmosfera de acolhimento, saudando a clientela e demonstrando total disponibilidade para atender quaisquer pedidos.

No primeiro contato, é aconselhável fazer uma apresentação da casa de forma sucinta, tal como:

“Boa noite, é a sua primeira vez em nosso restaurante?” ou “Já conhecem a casa?” − e explique como funcionam os seus serviços. − “Trabalhamos com uma carta completa de cervejas artesanais, coquetéis, vinhos e pratos quentes”.

  • Chame seus clientes pelo nome

Essa é uma atitude simples, mas que faz toda a diferença na satisfação do cliente. Ao chamá-lo por seu nome, ele sentirá que o atendimento é “especial” e verdadeiramente personalizado.

Também é importante que a equipe se lembre dos gostos do cliente (cerveja favorita, mesa onde ele gosta de se sentar, etc.) Assim, ele poderá solicitar “o de sempre” e ser servido exatamente como deseja.

E não se esqueça: a experiência vivida em um bar ou restaurante, seja boa ou ruim, permanece na memória do cliente e é isso que influencia sua decisão de retornar ou nunca mais voltar ao estabelecimento.

  • Avalie a vocação dos garçons

A função dos garçons está intimamente relacionada à vocação de servir e cuidar das pessoas. É por isso que você deve contratar profissionais que tenham vocação para exercer a tarefa, além de atitude e empenho para oferecer uma experiência agradável ao cliente.

Muitas vezes a experiência ou idade dos garçons não são sinônimos de excelência em atendimento. Portanto, esteja atento: um garçom jovem e inexperiente também pode conquistar os corações dos clientes e fazê-los voltar semanalmente.

 

4- Treine sua equipe para sugerir harmonizações

 

Além da qualidade dos produtos, a equipe de um bar ou restaurante é o que define a duração da experiência dos seus clientes. Por essa razão, ela não pode ser composta por pessoas que não conhecem os conceitos básicos do bom atendimento. Para satisfazer clientes exigentes, sua equipe deve integrar pessoas capacitadas e treinadas.

Verifique, por exemplo, se os garçons conhecem detalhadamente os tipos de pratos, copos, talheres e guardanapos mais adequados para cada ocasião. Certifique-se também de que eles compreendam os sabores e ingredientes de cada opção disponível no cardápio e suas respectivas harmonizações com cervejas e vinhos.

Desta forma, sua equipe será capaz de aconselhar o cliente sobre os ingredientes ou métodos de cozinhar de um prato, alternativas e substituições para vegetarianos ou celíacos, e melhores combinações gastronômicas de acordo com o seu paladar.

Por outro lado, você também pode contratar um sommelier para dar sugestões de harmonizações personalizadas para cada cliente.  Assim, é possível garantir um atendimento premium e acrescentar ares de sofisticação ao seu estabelecimento.

5- Surpreenda o cliente com descontos e “mimos”

 

O cliente é o seu tesouro mais precioso. Pense por apenas um segundo que dos milhares de restaurantes ou bares que existem, ele escolheu o seu para passar um momento agradável. É por isso que você deve estimar a presença dele e, sempre que possível, oferecer descontos, vouchers e promoções atrativas como “sobremesa grátis” ou “primeira cerveja por conta da casa”.

Esses pequenos mimos agradam até mesmo os clientes mais exigentes e demonstram que o seu estabelecimento deseja não apenas vender, mas valorizar e agradecer a preferência do consumidor.

 

6- Crie experiências prazerosas para o tempo de espera

 

O período em que o cliente aguarda o atendimento ou a chegada do seu pedido requer muita atenção. Afinal, uma espera muito demorada ou entediante pode ser um fator extremamente negativo e até passar uma má impressão do seu bar ou restaurante, gerando a desistência do consumidor.

Por isso, não deixe de criar uma ambientação acolhedora no local de espera, com ar-condicionado, cadeiras confortáveis e arquitetura aprazível aos olhos. Busque construir um espaço aconchegante, de modo a evitar sentimentos de ansiedade, frustração ou impaciência por parte do cliente.

Para não deixá-lo entediado, vale a pena investir em distrações e amenidades: uma TV ligada em um canal interessante, um café ou aperitivo de cortesia. Use a criatividade para oferecer algo compatível com a proposta do seu estabelecimento e que torne o período de espera o mais agradável possível.

Por fim, o atendimento de clientes exigentes leva em conta uma série de fatores que, juntos, farão com que o consumidor desfrute de uma experiência memorável. É claro que, implementar todos os detalhes listados acima exige comprometimento, dedicação e trabalho não só dos gestores do bar ou restaurante, mas de toda a equipe que compõe o local.

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