BaresCerveja ArtesanalchurrascoNegóciosO que é o lúpulo e seus benefício

10 de junho de 2019by Zehn Bier0

Presente em todas as cervejas, você sabe o que é o lúpulo e qual a sua importância para sua saúde?

Quer um Guia exclusivo para te ajudar a escolher o copo certo? Acesse aqui!

O lúpulo é uma planta medicinal, também conhecida como engatadeira, Pé-de-galo ou Vinha-do-norte, muito utilizada para fazer cerveja, mas que também pode ser usada na preparação de remédios caseiros para tratar distúrbios do sono, por exemplo. O seu nome científico é Humulus Lupulus e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

As flores masculinas e femininas estão localizadas em plantas separadas e os frutos em forma de cone são coletados no outono e cuidadosamente secos.

Os primeiros registros do cultivo de lúpulo são do século VII na Alemanha, considerada o maior país produtor mundial de lúpulo atualmente.

As primeiras plantações de lúpulo no Brasil surgiram em 2014, mas apenas em cidades como São Bento do Sapucaí, que fica perto de Campos do Jordão. Isso porque ele não se desenvolve bem em lugares de climas quentes, pois precisa de condições específicas de luz, solo, umidade e temperatura para crescer e desenvolver seu amargor e aroma.

A utilização na cerveja é o maior uso comercial do lúpulo. A flor de Humulus Lupulus é utilizada como condimento e conservante em quase todas as cervejas hoje em dia.

O lúpulo é tradicionalmente usado junto com o malte (grão maltado), a água e a levedura, na fabricaçāo da cerveja. No calor do cozimento da mistura, o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico.

Propriedades

Esta planta tem muitas vantagens para oferecer, como flavonoides, efeitos antibacterianos, bem como uma variedade de outras maneiras para ajudar a curar e rejuvenescer o corpo. Como muitas outras plantas, esta tem uma grande variedade de antioxidantes que auxiliam a evitar que as células sofram danos causados ​​pelos radicais livres no corpo. Muitos estudos mostram que os antioxidantes no corpo ajudam a retardar o envelhecimento e evitar o desenvolvimento do câncer.

Entre as propriedades do lúpulo estão as ações como afrodisíaco, analgésico, antibacteriano, antisséptico, antiespasmódico, diurético, antitérmico, fitoestrogênio, emenagogo, estimulante da secreção do leite materno, hipnótico, laxante, relaxante muscular, sedativo, soporífero e tônico. As resinas do lúpulo são compostas por dois principais ácidos: alfa ácidos e beta ácidos.

Benefícios

O lúpulo, presente na cerveja, é uma planta usada para estabilizar os sabores e aromas da bebida e possui substâncias com ações anti-inflamatórias e antioxidantes e outros efeitos bioativos. Uma latinha de 350 ml contém teor de polifenóis semelhante a um cálice de 120 ml de vinho tinto (112 mg vs. 124,9 mg, respectivamente). Quanto maior a quantidade dessa substância, maior as chances de prevenção de doenças.

Uma recente pesquisa japonesa publicada este ano demonstrou que compostos do lúpulo são capazes de inibir a multiplicação do vírus respiratório, contribuindo com a proteção contra a pneumonia, outra doença frequente nesta época. Além da atuação direta na inibição dos vírus causadores de infecções respiratórias, há evidências de que o consumo moderado de cerveja ainda traz benefícios para o sistema imunológico, tornando o organismo mais resistente contra algumas infecções.

Acesse aqui e descubra o copo ideal para consumir a sua cerveja artesanal!

Pesquisadores europeus do Centro de Información Cerveza y Salud, de Madri na Espanha, verificaram que o consumo diário de 330 ml de cerveja por mulheres e 660 ml por homens, no período total de um mês, aumentou a concentração de células de defesa do sistema imune nas mulheres, e a produção de anticorpos em ambos os sexos.

Estudos com o lúpulo também comprovam que este ingrediente ainda é capaz de aumentar a atividade do neurotransmissor GABA – uma substância liberada pelos neurônios que diminui a ação do sistema nervoso, promovendo um efeito sedativo. A planta é alternativa possível para tratamentos de insônia e outros distúrbios do sono, que são condições associadas ao estresse e ao prejuízo da função do sistema imune.

O tratamento da caspa pode ser feito com seu chá, usado para enxaguar os cabelos, e também adicionado em cremes para amaciar a pele e como erva de banho para promover o relaxamento.

Muitas plantas atuam na prevenção ao câncer, no entanto, esta possui um composto natural conhecido como humol, um tipo de flavonoide que bloqueia certos efeitos que levam ao crescimento anormal das células da próstata, o que em última instância pode ajudar a prevenir o aparecimento de câncer na região.

O Óleo de Lúpulo, usado por meio da aromaterapia, tem efeito analgésico e pode aliviar dores musculares, de cólicas menstruais, dores de cabeça, de dente;

tem efeito relaxante e ajuda no combate ao stress e à ansiedade;

possui um composto anti-viral podendo ajudar a aliviar a tosse grave e sibilância diminuindo a inflamação e a irritação, acalmando o sistema respiratório e melhorando assim a respiração;

possui componentes voláteis potentes que reagem com os folículos pilosos e tornam o cabelo mais forte e grosso;

as propriedades anti-inflamatórias e antivirais do óleo essencial de lúpulo podem auxiliar a pele na psoríase e em inúmeras infecções ou irritações;

pode tratar úlceras gastrointestinais causadas pelo uso excessivo de antinflamatórios como as aspirinas.

O lúpulo, quando usado para melhorar a qualidade do sono, pode ser colocado dentro de sachês no travesseiro. Além disso, na forma de cataplasmas, é eficaz no tratamento dos cistos, erupções cutâneas, feridas, dores de cabeça, dores de ouvido, dores de dente e tumores. Para aquietar a tosse, pode ser misturado com pomadas, eucalipto e hortelã, e aplicado na região do tórax.

Efeitos colaterais do lúpulo

Os efeitos colaterais do lúpulo incluem sonolência e diminuição da libido, quando consumido em excesso, por isso é importante o acompanhamento médico para o tratamento.

E não deixe de acessar o guia exclusivo de Copos para Cervejas Artesanais, clicando aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *