BaresCerveja ArtesanalchurrascoNegóciosFestas de outubro em Santa Catarina

13 de outubro de 2019by Zehn Bier0

Festas de outubro em Santa Catarina

Oktoberfest e outras

Quer um Guia exclusivo para te ajudar a escolher o copo certo? Acesse aqui!

Em outubro, Santa Catarina se transforma no melhor e mais animado destino turístico do Brasil. Em várias regiões do estado, 13 festas atraem mais de 2 milhões de visitantes. São turistas de todas as partes do país e do mundo, muitos retornando ao estado, difundindo assim a dança, a música, a comida típica e as tradições herdadas dos imigrantes alemães, italianos, portugueses, açorianos, austríacos e de outras etnias que formam a base do povo catarinense.

O circuito das Festas de Outubro de Santa Catarina reúne festejos culturais consolidados, espalhados por várias regiões turísticas. Além da Oktoberfest de Blumenau, também há a Oktober de Itapiranga, município próximo da fronteira com a Argentina.

Em Blumenau celebra-se como na Alemanha e em diversas localidades de colonização alemã a Oktoberfest, que teve início em Munique, em outubro de 1810, com uma corrida de cavalos, em comemoração às bodas de casamento do príncipe Ludwig da Baviera com a Princesa Therese da Saxônia, posteriormente coroados rei e rainha.

Acesse aqui e descubra o copo ideal para consumir a sua cerveja artesanal!

O êxito da celebração se renovou ano após ano e em 1840 e com a chegada da estrada de ferro em Munique a festa se expandiu trazendo mais e mais frequentadores.

Nas primeiras edições da festa, a cerveja não era símbolo da comemoração, que somente a partir de 1918 passou a ser sua marca registrada. Na atualidade Munique recebe 10 milhões de pessoas que bebem 7 milhões de litros de cerveja a cada outubro. Além disso, hoje, a festa na Alemanha começa em setembro e acaba em outubro.

A primeira Oktoberfest no Brasil foi em Itapiranga, interior de Santa Catarina, em 1978 e compareceram apenas 16 pessoas dedicadas a reviver as tradições germânicas no País.  Nos dias de hoje a cidade recebe uma média de 30 mil participantes todo ano. A 41ª. Oktober será realizada de 5 e 20 de outubro na Linha Presidente Becker, o Berço Nacional da Oktoberfest.

Em Blumenau e em Santa Cruz do Sul as primeiras festas foram em 1984. De lá para cá, milhões de pessoas já passaram pelas cidades catarinenses para o evento.

E não deixe de acessar o guia exclusivo de Copos para Cervejas Artesanais, clicando aqui!

Desde então, Blumenau firmou-se como uma concorrida opção turística do Brasil e uma das maiores Oktoberfests do mundo, proporcionando uma festa de amor pelas tradições com música, dança, trajes típicos e comida, tudo regado muita cerveja e chope.

De 09 a 27 de outubro de 2019 são 19 dias de festa que proporcionarão aos visitantes mais de 300 apresentações musicais, 100 atrações folclóricas, além de 200 pratos típicos alemães.

Os desfiles da Oktoberfest de Blumenau são a expressão da cultura germânica e contam com mais de 3000 integrantes entre Clubes de Caça e Tiro, grupos folclóricos com seus trajes típicos, bandas, brinquedos exóticos e alegorias.

O cardápio da Oktoberfest conduz seus visitantes a uma experiência gastronômica tipicamente alemã. A Oktoberfest Blumenau, a maior do país, em 2019 conta com seis restaurantes, uma praça de alimentação e vários pontos gastronômicos espalhados pelo Parque. São mais de 150 itens do melhor da culinária típica germânica que podem ser harmonizados com chopes e cervejas artesanais e envazados. Os participantes poderão degustar 35 estilos de cervejas artesanais e vários tipos de chopp.

Seis cervejarias participam da Oktoberfest e como não poderia deixar de ser, a ZeHn Bier faz parte dessa megafesta.

Os moradores de Brusque criaram a Fenarreco em 1986, festa que tem como atrativo principal um prato muito apreciado entre os descendentes de alemães do Vale do Itajaí: o “Ente mit Rotkohl”, traduzindo, marreco recheado com repolho roxo. A iguaria é degustada com purê de batatas, chucrute, molhos fortes e um bom caneco de chope. Também há outras opções de pratos tradicionais da Alemanha.

São feitas brincadeiras tradicionais, como o chope em metro, corrida do tamanco, serra-serrador e corrida do saco. A festa se tornou uma das mais tradicionais e visitadas do estado. O evento começa em 10 de outubro e segue até o dia 20.

Você quer melhorar a oferta de comidas para harmonizar com as cervejas no seu bar? Então se liga neste guia para saber o que oferecer e aumentar para aumentar o seu ticket médio!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *