BaresCerveja ArtesanalchurrascoNegóciosPilsen – a cerveja mais consumida no mundo

18 de novembro de 2019by Zehn Bier0

Pilsen – a cerveja mais consumida no mundo

Quer um Guia exclusivo para te ajudar a escolher o copo certo? Acesse aqui!

O Beer Judge Certification Program Inc – BJCP é uma respeitada organização, sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos que organiza diretrizes para categorização de cervejas, imprimindo aos candidatos questões acerca da fabricação e estilos. Atualmente, promove uma das mais aceitas classificações de cerveja no mundo.

Os especialistas classificam as cervejas de acordo com o processo de fermentação, e existem 3 grupos: a ALE, de fermentação de superfície, a LAGER, de fermentação de fundo e GUEUZE ou LAMBIC, de fermentação espontânea.

É impreciso o momento em que a cerveja surgiu e muitos estudiosos defendem que foi uma bebida produzida por acidente, por civilizações antigas que habitavam a Mesopotâmia, que por ação da umidade e do calor, resultou num composto de fermentação natural que se assemelhava à cerveja, como a conhecemos hoje.

Acesse aqui e descubra o copo ideal para consumir a sua cerveja artesanal!

Atribui-se aos sumérios, babilônios e assírios, que habitavam a região ao leste do Egito, os primeiros registros das técnicas de fabricação da cerveja. A bebida era consumida por adultos e crianças, ministrada como remédio e empregada como oferenda em rituais.

Conforme já foi dito, as cervejas têm classificações que as diferem de acordo com os componentes utilizados em sua produção e preparo que lhes conferem sabores diferentes.

O processo de fermentação, a levedura utilizada vai interferir na cor, sabor e teor de alcoólico da bebida. Os ingredientes utilizados nos diversos tipos de cerveja, bem assim o tempo de fermentação são o diferencial para estipular o seu tipo.

As Lager, por exemplo, usam em sua produção uma levedura que se depõe no fundo do recipiente após a fermentação, além de fermentarem muito mais lentamente do que as outras leveduras. Outra característica do processo é que ele ocorre em temperaturas mais baixas (entre 6º C a 12º C, em média) do que as demais.

Essas cervejas possuem menor teor alcoólico, são mais gasosas e maltadas, menos amargas devido ao pouco lúpulo, mais refrescantes e pouco frutadas. O tempo de maturação se estende por até oito semanas em temperaturas baixas. São conhecidas como cervejas de baixa fermentação e são as que mais agradam ao gosto popular brasileiro.

Aqui no Brasil, elas são especialmente conhecidas por meio das marcas populares, que apresentam a bebida numa coloração intensa e com sabor refrescante. No entanto, muitos rótulos as definem como cerveja pilsen, quando em realidade trata-se de American Lager, com sabor menos amargo.

E não deixe de acessar o guia exclusivo de Copos para Cervejas Artesanais, clicando aqui!

Muitas cervejas que são vendidas como Pilsen na verdade não são. Quase todas as marcas famosas nacionais, falando tecnicamente, pertencem a outro grupo de cerveja, as chamadas de Light Lager. Enfim, toda Pilsen é uma Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsen.

Segundo define a Wikipedia, Pilsen ou Pilsener é um tipo de cerveja Lager da Segunda Revolução Industrial, surgida com o avanço da microbiologia e da eletricidade, a refrigeração dos equipamentos das fábricas e das casas dos consumidores.

É originária da cidade de Pilsen Plzeň, na Boêmia por volta de 1840. Além disso, esse tipo de cerveja segue a Lei da Pureza Alemã, que condiciona a produção da bebida a apenas quatro ingredientes: malte de cevada, lúpulo, água e levedura. Sendo assim, elas não podem contar com cereais não maltados, como milho e arroz, um ingrediente essencial na produção dos rótulos comerciais.

Dessa forma, para desfrutar de uma verdadeira cerveja pilsen, escolha marcas que sejam puro malte. A tradicional cerveja desse tipo tem uma cor dourada, mais clara e em geral são mais amargas, com espuma cremosa e branca.

A Pilsen com o passar dos anos e assim como aconteceu com outros estilos, teve a receita original ampliada, com a incorporação de algumas alterações e hoje oferecem três opções.

A Bohemia Pilsner é o estilo original da Pilsen, originária da região Plzeñ — um dos locais mais renomados na produção de cerveja em todo mundo.

É uma cerveja clara, de fermentação baixa, com coloração amarelo/dourado e refrescante, tornando-se assim uma das mais pedidas entre todas as outras. Sua espuma é mais densa, duradoura e cremosa, fazendo com o amargor desapareça rapidamente.

A German Pilsner é originária da Alemanha no começo de 1870 e tornou-se bastante popular depois da Segunda Guerra Mundial, pois as escolas de cerveja alemãs deram ênfase em técnicas mais modernas. Essa é uma cerveja mais amarga, de cor dourada, corpo leve e bastante refrescante.

A Classic American Pilsner é uma versão americana da Bohemia Pilsner, que começou a ser feita nos Estados Unidos pelos imigrantes com leveduras e ingredientes originais da América. Essa é uma cerveja mais clara e brilhante, além de possuir um amargor mais leve e seco.

Uma cerveja pilsen deve ser feita exclusivamente com maltes selecionados. Ela tem uma certa dose de amargor, com leveza e a refrescância. A  Pilsen Extra da ZeHnBier proporciona um cerveja artesanal com equilíbrio entre o aroma e o suave amargor.

As cervejas Pilsen artesanais podem garantir produção com essas características em suas receitas, o que nem sempre é possível nas comerciais. A Pilsen é uma das cervejas mais fáceis de serem harmonizadas com alimentos.

Há uma regra de ouro para sempre acertar nas combinações: esse é um tipo de bebida que vai bem com sabores leves, menos marcantes. Portanto, harmonize a cerveja com alimentos pouco condimentados / temperados, como:

petiscos: as frituras, como coxinha, pastel, croquete e bolinho de bacalhau, são ótimas acompanhantes da bebida;

queijos: parmesão, provolone, minas padrão e cheddar resultam em boas harmonizações com esse tipo de cerveja;

pratos principais: todos os com frutos do mar, peixes e carnes de aves, desde que não estejam muito condimentados. Além disso, a bebida também é perfeita companhia de cozidos e feijoadas, ajudando a equilibrar o paladar.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *