BaresCerveja ArtesanalchurrascoNegóciosPulled Pork na cerveja Porter

13 de fevereiro de 2020by Zehn Bier0

A princípio a receita clássica norte-americana é feita com carne de porco com osso, pode ser pernil ou paleta suína, para os fãs de agridoce é um prato cheio! Consiste num método lento de preparação em fogo baixo. Com o tempo prolongado e com a temperatura pouco elevada, a carne torna-se suficientemente tenra para poder ser desfiada (pulled, em inglês).

A receita varia de região para região. No Tenesse, o pulled pork é normalmente preparado com uma mistura de carnes de várias partes do porco e servido com um molho de churrasco à base de tomate.

Igualmente na Carolina do Norte,  também é usada uma mistura de carnes ou apenas carne do pescoço, entretanto o prato é servido com um molho avinagrado ou sem molho, podendo ser acompanhado por salada coleslaw. Uma salada de repolho, também conhecida como coleslaw, consiste principalmente em repolho cru finamente desfiado com um molho para salada ou maionese. Na Carolina do Sul e na Georgia, é servido com um molho à base de mostarda, servido com arroz.

A ZeHn preparou uma recita especial com a cerveja Porter para sanduíche com coleslaw, no estilo da Carolina do Norte. Com certeza o segredo dessa receita é a construção de sabores, bastante condimentada. Isso porque é agridoce, tem acidez, é picante no ponto certo e o melhor, tem aquele gostinho de defumado.

Acesse aqui e conheça o guia de copos para consumir cada cerveja artesanal!

Ingredientes:

  • 2 kg de pernil;
  • Cerveja Porter ZeHn Bier, você irá utilizar 350 ml (pode degustar o restante);
  • 1 colher de açúcar mascavo;
  • 3 colheres de sal;
  • 2 colheres de páprica doce;
  • 2 colheres de pimenta caiena;
  • 1 colher de alho em pó;
  • 2 colheres de cebola em pó;
  • 1 colher de louro em pó;
  • ½ colher de cominho;
  • ½ colher de pimenta do reino;

Para o caldo

– ½ xícara de água
– 1 xícara de suco de maçã
– 1/3 de xícara de vinagre de maçã
– ½ cebola grande, cortada em rodelas

Antes de mais nada misture todos os temperos secos, o chamado dry rub, como diz o nome em inglês, é o tempero seco que se usa na carne. nesse caso existem milhares possibilidades – essa é uma que vai muito bem com carne de porco. Passe por todos os lados da carne e deixe absorver o tempero por 60 minutos.

Leve ao forno preaquecido a 140 graus em uma assadeira, abaixo dela, no piso do forno, coloque uma outra assadeira, com água. Nesse caso o vapor vai ajudar a evitar que o porco resseque durante o cozimento. Portanto coloque mais água conforme ele for secando.

Logo depois é hora de fazer o caldo! Coloque os ingredientes em uma panela e deixe cozinhar por trinta minutos em fogo baixo. Após quatro horas e meia de forno, a temperatura interna central do copa-lombo deve atingir algo próximo a 70 graus.

Hora de conferir como a cerne está ficando!

Nesse momento retire a peça forno e coloque em cima de uma folha de papel alumínio. Despeje por cima e pelo lado da carne umas duas conchas do caldo, levantando levemente as laterais do alumínio para evitar que o molho escorresse para fora dele. Feche o “embrulho” deixando-o bem embalado, para evitar que o vapor e o caldo saíssem de dentro. Leve novamente ao forno, agora por mais duas horas e meia.

Acesse aqui e descubra o copo ideal para consumir a sua cerveja artesanal!

Nesse intere, prepare a salada.

INGREDIENTES

  • 1 repolho verde pequeno (ou ½ grande)
  • 1 cenoura
  • ½ xícara (chá) de maionese caseira
  • ¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
  • 1 ½ colher (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal

Comece cortando o repolho ao meio e, com um fatiador de legumes (ou mandolim), corte as metades em fatias finas. Transfira para um escorredor e lave bem sob água corrente. Logo depois coloque o escorredor sobre uma tigela, tempere o repolho com o sal, o açúcar e misture bem. Assim deixe descansar por 10 minutos enquanto separa o restante dos ingredientes – assim o repolho libera o excesso de água e fica mais macio.

Enquanto isso, descasque a cenoura e passe na parte grossa do ralador e transfira para uma tigela. Logo após os 10 minutos, pressione o repolho com as mãos para escorrer bem e junte à cenoura. Posteriormente acrescente a maionese, o vinagre e misture bem. Prove e, se necessário, tempere com mais sal.

OBS: se preferir, prepare a salada com antecedência e mantenha na geladeira até a hora de servir, ela fica ainda mais gostosa.

Enfim escolha o pão da sua preferência, fica muito bom com pão brioche, corte os pães ao meio, passe manteiga nas metades e dê uma torradinha na frigideira, fica uma delícia. Desfie o porco com um garfo e recheie o pão com um pouco da salada coleslaw. Quem gostar pode colocar um pouco de molho barbecue, também fica uma delicia nesse sanduíche.

Definitivamente na hora de harmonizar pode vale a pena apostar naquilo que a gente gosta. Não adianta forçar o paladar. A cerveja deve agradar, antes de qualquer coisa! Experimente com a própria Porter e com chopp ZeHen.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *