BaresCerveja ArtesanalchurrascoNegóciosPrincipais escolas para mestres cervejeiros no Brasil e exterior

29 de agosto de 2019by Zehn Bier0

Quer se tornar um mestre cervejeiro e não sabe por onde começar?

Descubra agora e realize o seu sonho!

Quer um Guia exclusivo para te ajudar a escolher o copo certo? Acesse aqui!

Listamos, a seguir, algumas escolas para formação de mestre cervejeiro, no Brasil e no exterior.

Em Blumenau, SC, a Escola Superior de Cerveja e Malte oferece um curso técnico de Mestre Cervejeiro que é voltado para o ensinamento teórico e prático, contando com laboratórios e estágios que visam à habilitação do profissional para produção de cerveja. A carga horária é de 1.200 horas de aula e mais 200 horas de estágios práticos, num total de 1.400 horas.

Trata-se de curso completo na área de produção industrial de cervejas e promete formar profissionais com capacidade desde a elaboração da receita, da seleção e recebimento das matérias-primas, fabricação e controles de qualidade, até o envase e distribuição do produto.

Oferece dupla certificação, única na América Latina, conferindo Diploma de Técnico em Cervejaria, que permite ao formado, por meio de filiação ao CRQ, responder tecnicamente pela cervejaria e Certificado de Mestre Cervejeiro.

Acesse aqui e descubra o copo ideal para consumir a sua cerveja artesanal!

O Curso de Home Brewer, de Cervejeiro Artesanal.  possui um programa de ensino para produção de cerveja em casa, com atividades práticas em 60% das aulas. É destinado a quem nunca produziu cerveja e quer aprender de forma qualificada ou para quem já produz, mas deseja melhorar a técnica e atingir padrões de qualidade, aprendendo e conhecendo profundamente o processo de produção de cerveja e compreendendo desde as escolhas de insumos até equipamentos para a elaboração de receita própria.

O corpo docente conta com profissionais experientes, com graduação em Engenharia Química Farmácia, Biotecnologia, Sommelière de Cervejas, Mestre em Estilos e Avaliação de Cervejas e profissionais do segmento de fabricação própria de cerveja.

Em São Paulo, o Instituto da Cerveja, oferece um curso em parceria com a Universidade de Weihenstephan (Alemanha), uma das mais antigas e promete distinguir-se entre os melhores cursos de mestres cervejeiros do Mundo. Atua no fornecimento de conhecimentos aprofundados em tecnologia cervejeira, bem como em temas estratégicos e fundamentais para habilitar o formando a assumir posições de liderança dentro de áreas de produção de cervejarias de pequeno, médio e grande porte. O curso alterna etapas teóricas e práticas, e aborda experiências reais em situações de rotina dentro de cervejarias. Com professores altamente gabaritados e com ampla experiência em suas áreas de atuação, o curso apresenta situações reais vividas dentro de cervejarias, transmitindo importantes ensinamentos nos critérios de qualidade, produtividade, eficiência e segurança. Uma etapa do curso ocorre no Brasil, e outra na Alemanha, com temas avançados ministrados dentro do campus da Universidade de Weihenstephan em Freising (grande Munique).

E não deixe de acessar o guia exclusivo de Copos para Cervejas Artesanais, clicando aqui!

No Rio de Janeiro, o SENAI/FIRJAN ministra um Curso de Tecnologia Cervejeira, de iniciação, que tem por objetivo capacitar os participantes a aquisição de conhecimentos básicos, teóricos e práticos relativos à fabricação de cerveja desde as matérias primas até as demais etapas do processo (água, malte, lúpulo e adjuntos). O conteúdo refere-se a Brassagem (moagem do malte, mosturação, clarificação do mosto, fervura e resfriamento do mosto), Adegas (levedura, fermentação e maturação) Filtração da Cerveja, Limpeza e Sanitização, Embarilamento, Estabilidade da cerveja e Práticas de Brassagem.

Na Alemanha, na Technische Universität München -TUM (Universidade Técnica de Munique) fundada em 1868, há uma faculdade chamada de Ciências da Vida (School of Life Sciences), com cursos de nutrição, engenharias renováveis e biologia, dentre outros. O destaque da School of Life Sciences, no entanto, são os cursos ligados à cerveja, chamados de Brewing and Beverage Technology. Os alunos podem fazer curso de bacharelado e até mestrado em cerveja. Ao final, formam-se mestres cervejeiros, ou seja, com domínio de todas as etapas do processo produtivo de cervejas, além de conhecimento profundo sobre as características dos diversos tipos da bebida. A faculdade possui uma cervejaria científica e trabalha em parceria com a Universidade de Weihenstephan (mesma parceira do Instituto da Cerveja em São Paulo)

A Alemanha atrai alunos de diversos países para o curso de mestre cervejeiro na Universidade Técnica de Berlim. A formação dura seis meses e, segundo os participantes, é uma excelente oportunidade de interagir em um ambiente multicultural.

Também na Alemanha, a Academia Doemens inclui a Academia de Tecnologia de Bebidas e Bebidas, a Escola de Cerveja Master (Meisterschule) e os cursos de qualificação para Operadores de Bebidas (IHK), Certified Industrial Masters Food (IHK) e Administração de Empresas da Indústria de Bebidas. Em primeiro lugar, treina tecnólogos e mestres nas áreas especializadas de cerveja, bebidas e alimentos, bem como sucessão empresarial em fábricas de bebidas e atacadistas de bebidas. Os graduados em Doemens são valorizados em todo o mundo. No centro de educação internacional da indústria de cerveja, bebidas e alimentos em Gräfelfing, perto de Munique, é dada especial ênfase à praticidade em todos os cursos. Os alunos têm à sua disposição fábricas-piloto como a cervejaria experimental, a Lehrmälzerei, fábricas de envase e embalagem, bem como um centro técnico para a produção de refrigerantes e alimentos.

Nos Estados Unidos A World Brewing Academy (WBA) é uma aliança estabelecida pela Doemens Academy (Munique, Alemanha) e pelo Siebel Institute of Technology (Chicago, EUA), a fim de proporcionar aos alunos uma educação cervejeira internacional. A WBA oferece cursos e programas on-line e no campus, e permite que os alunos estudem em duas das escolas de cerveja mais prestigiadas do mundo. Ao alavancar mais de 100 anos de tradição do Instituto Siebel e da Academia Doemens, os alunos poderão aproveitar décadas de conhecimento acumulado de fabricação de cerveja e, ao mesmo tempo, obter uma experiência de aprendizado verdadeiramente internacional.

Você quer melhorar a oferta de comidas para harmonizar com as cervejas no seu bar? Então se liga neste guia para saber o que oferecer e aumentar para aumentar o seu ticket médio!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *